Gavião

Gavião: cinema, desporto, espetáculos musicais e lançamento de morteiros assinalam os 50 anos de Abril

A exibição do filme “Revolução (sem) Sangue”, esta sexta feira, a partir das 21:30, no cineteatro Francisco Ventura, em Gavião, marca o arranque das comemorações dos 50 anos de Abril, naquele concelho alentejano.

As celebrações, sob o mote “Há 50 anos a dar voz à liberdade”, vão prolongar até ao dia 28 de abril, integrando entre outras iniciativas, um torneio de futsal, a apresentação do livro “Venham mais cinquenta”, escrito e ilustrado por cerca de 600 crianças dos 3.º e 4.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Alentejo, e espetáculos culturais e musicais.

Às 00:00 do dia 25 de abril serão lançados 25 morteiros nas freguesias do concelho, seguindo-se às 10:00 a cerimónia do Içar da Bandeira, no Largo do Município, com Guarda de Honra dos Bombeiros de Gavião e acompanhamento pela Banda Juvenil do Município.

Depois de entregues as bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior que residem no concelho, as comemorações prosseguem com a apresentação do monumento 50 anos de Abril, a partir das 11:30, e abertura da exposição o “Legado de um Cravo” – Praça 50 anos de Abril, nas imediações do Pavilhão Municipal.

O dia de aniversário da Revolução dos Cravos integra ainda um almoço da geração de 74, uma prova de vinhos da freguesia de Comenda, um espetáculo com Rodrigo Maurício, e um porco no espeto, oferta do município.

As comemorações encerram no dia 28 de abril com o espetáculo de Abril, promovido pela Banda Juvenil, Orfeão Estrela da Planície e Grupo de Cantares Terras de Guidintesta, a partir das 16:30, no cineteatro Francisco Ventura.