A pequena aldeia de Vale de Gaviões, em Margem, no concelho de Gavião, prepara-se para receber mais uma edição das Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade da Ribeira de Margem.
Organizadas pelo município de Gavião e Junta de Freguesia de Margem, as jornadas gastronómicas, que vão na décima segunda edição, realizam-se nos dias 13 e 14 de setembro.
Em declarações à Rádio Portalegre, o vereador da Câmara de Gavião, António Severino, disse que a iniciativa tem como objetivo promover o que melhor se faz na freguesia de Margem, com destaque para o feijão frade, que em tempos foi um importante motor de desenvolvimento da região.
Segundo António Severino este evento anual tem também o intuito de incentivar a produção de feijão frade na freguesia, um produto de características únicas, que continua a ter muita procura.
O certame tem inauguração marcada para as 19:00 do dia 13 de setembro, com a abertura dos expositores e de um espaço destinado às crianças. O programa do primeiro dia das jornadas é complementado com animação musical a cargo de Jorge Guerreiro e Marco Morgado.
O evento prossegue no domingo com o tradicional almoço com uma ementa composta por sopa da panela e feijão frade com bacalhau ou atum.
A oferta musical do segundo dia integra atuações do Grupo de Cavaquinhos Cordas Mágicas, David Antunes e Midnight Band, e Quim das Remisturas.