Em dia de Feriado Municipal, que assinala os 505 anos da atribuição do Foral à vila de Gavião, a Câmara Municipal distribuiu um apoio financeiro de 50 mil euros a IPSS’S e Juntas de Freguesia do concelho.
Na cerimónia, que decorreu este sábado, junto aos Paços do Concelho de Gavião, o presidente da autarquia local, José Pio, sublinhou que as juntas e a economia social “são fundamentais para que tudo corra pelo melhor” e o Natal é o momento certo para a Câmara dar um contributo que reconhece o trabalho desenvolvido.
À Santa Casa da Misericórdia, cabe a maior fatia deste apoio, a instituição vai receber 20 mil euros, o Centro Social Belverense e o Centro Social de Margem, recebem 10 mil euros cada e as Juntas de Freguesia de Belver, Comenda, Margem, Gavião e Atalaia, 2.500 euros.
Em género de balanço, o socialista José Pio, que cumpre o último mandato na presidência do Município de Gavião, disse que a sua marca se traduz num concelho “diferente, com mais atrações, mais locais para visitar e com capacidade para se começar a afirmar como um destino turístico de excelência”.
A obra que mais orgulha o autarca é a Casa das Artes e Eco Laguna, projeto inaugurado há dois anos e que contabiliza largos milhares de visitantes.
José Pio falava à margem da cerimónia que assinalou o Feriado Municipal e que antecedeu a inauguração do Mercado de Natal, instalado numa tenda, junto ao jardim do Cruzeiro, um espaço que reúne cerca de 20 expositores de artesanato e produtos locais e que vai funcionar até 23 de dezembro.
Também este sábado, a Câmara de Gavião inaugurou a iluminação de Natal, uma pista de gelo e mais uma temporada do comboio itinerante.