foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 32 Anos ao Serviço da Região

Portalegre:Quase meio milhar de pessoas "abraçam" escola de formação da GNR para reclamar a sua manutenção na cidade

Quase meio milhar de pessoas formaram, esta quinta feira, um cordão humano para dar um “abraço” em defesa da manutenção da Escola de Formação da GNR em Portalegre.

Apesar da chuva que caiu insistentemente durante todo o dia, a população respondeu ao apelo, lançado terça feira, pela presidente do município local, que em conferência de imprensa revelou estar na posse de informações que apontavam para o eventual encerramento da escola da GNR de Portalegre.

O secretário-geral do PSD, José Manuel Matos Rosa, associou-se à iniciativa, afirmando que como portalegrense e membro da Assembleia Municipal de Portalegre, não podia deixar de marcar presença.

O social democrata defendeu a continuação da formação de militares da GNR em Portalegre, mas lembrou que o país atravessa uma situação difícil e que as escolas de Portalegre e da Figueira da Foz, custam ao Estado cerca de seis milhões de euros por ano.

Matos Rosa assegurou que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre o encerramento do Centro de Formação da GNR de Portalegre, mas assumiu que o Governo vai fechar uma das escolas.

Já a presidente da Câmara de Portalegre reafirmou que o Centro de Formação da GNR é fundamental para a dinamização da economia local, afirmando que “não lhe passa pela cabeça”, que o Governo se decida pelo seu encerramento.

Entre os populares que se associaram ao “abraço” ouviram-se vozes de protesto contra o eventual encerramento do Centro de Formação da GNR, numa cidade, que dizem estar “sem movimento” e “cada vez mais morta”.

A Câmara de Portalegre já colocou a circular um abaixo-assinado, distribuído por vários locais,com o objetivo de reivindicar a manutenção da formação da GNR na cidade.

O documento será depois enviado ao Presidente da República, primeiro-ministro e à Escola Prática da Guarda, em Queluz.

Gabriel Nunes/José Nabo