foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Covid-19: Estado de emergência termina sexta feira

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

(Por Carla Aguiã) - O presidente da República anunciou, esta terça feira, que não vai renovar o estado de emergência, decretado por causa da pandemia de covid-19.

 

Numa comunicação ao país, Marcelo Rebelo de Sousa disse que esta decisão é “um sinal de esperança mobilizadora para o muito que nos espera a todos, na vida, saúde, economia e sociedade”.

O chefe de Estado justificou o fim do estado de emergência com os dados divulgados pelos especialistas, na última reunião no Infarmed, que dão conta de uma estabilização e até descida do número médio de mortes e de internados, bem como a estabilização do número de infetados, o avanço em testes e sobretudo em vacinação.

Marcelo Rebelo de Sousa frisa que “este passo é baseado na confiança” e que sem estado de emergência “há que manter ou adotar todas as medidas consideradas indispensáveis para impedir recuos”.

O Presidente da República deixa ainda claro que se necessário não hesitará em avançar com novo estado de emergência.

O atual período de estado de emergência, o 15.º decretado pelo Presidente da República em contexto de pandemia de covid-19, termina às 23h59 horas de sexta feira, 30 de abril.