foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Nova fase de desconfinamento:Restaurantes, cafés e pastelarias com horário alargado e matriz de risco passa a estabelecer diferenciação com base na densidade populacional

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "JC CONSELHO DE MINISTROS"

(Por Gabriel Nunes) - Os restaurantes, cafés e pastelarias vão poder admitir clientes até às 00:00 e encerrar à 01:00, a partir do dia 14 de junho, anunciou, esta quarta feira, o primeiro ministro, António Costa, depois da reunião do Conselho de Ministros, onde se chegou à conclusão que o país está em condições de avançar para uma nova fase de desconfinamento.

Nesta nova fase de desconfinamento o restante comércio pode voltar a praticar os horários a que estavam autorizados antes da pandemia e os transportes públicos, aqueles que só têm lugares sentados, passam a poder preencher a lotação completa e os restantes podem ser preenchidos até dois terços da lotação.

Outra novidade que saiu da reunião do Conselho de Ministros diz respeito à atual matriz de risco (120 casos por 100 mil habitantes), que vai manter-se, mas foi decidido estabelecer uma distinção de concelhos de baixa densidade e os restantes concelhos.

António Costa explicou que só serão aplicadas as restrições quando, nas zonas de menor densidade, se exceda mais do dobro da incidência considerada de risco ou seja, quando se excederem os 240 casos por cada 100 mil habitantes.

A partir de 14 de junho os recintos desportivos de todas as modalidades poderão preencher até um terço da sua lotação para espetadores, mas pode ser exigido um teste negativo à covid-19.

Os bares e discotecas vão manter-se encerrados, pelo menos até final de agosto e o uso de máscara continuará a ser obrigatório,