foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Castelo de Vide:Fundação Nossa Senhora da Esperança inaugurou Museu da Tiflologia

Pode ser uma imagem de interiores

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - O primeiro museu adaptado para portadores de deficiência visual em Portugal foi inaugurado esta terça feira pela em Castelo de Vide, pela Fundação Nossa Senhora da Esperança.

 

Em simultâneo com a inauguração do novo Museu da Tiflologia, entrou também em funcionamento o Centro de Arte e Cultura da instituição.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Fundação Nossa Senhora da Esperança, João Palmeiro, o museu de tiflologia inclui o espólio histórico da Fundação na área da tiflologia e outras contribuições que lhe foram confiadas, nomeadamente uma biblioteca braille e possui um jardim sensorial no espaço exterior.

No que diz respeito ao Centro de Investigação em Tiflologia Professor Augusto Deodato Guerreiro vai permitir o desenvolvimento de projectos de investigação numa nova ciência, a “tiflolociência“.

Fundada em 1863, a Fundação Nossa Senhora da Esperança teve a sua génese na criação de dois asilos: o Asilo de Cegos de Castelo de Vide, com o objetivo de albergar cegos de todas as faixas etárias, e o Asilo do Espírito Santo, com a finalidade de alimentar temporariamente, menores órfãos e meninas sem-abrigo.

Atualmente, a Fundação gere duas estruturas residenciais para idosos, o Centro de Experiência Viva – Museu de Tiflologia e o Centro de Arte e Cultura FNSE.