foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Arronches: Descoberta nova estátua-menir da Idade do Bronze

Pode ser uma imagem de ao ar livre

Uma nova peça arqueológica, que se julga ser da Idade do Bronze, foi descoberta recentemente no concelho alentejano de Arronches.

 

A Câmara Municipal de Arronches anunciou que o artefacto, uma estátua-menir antropomórfica, foi encontrado no Monte do Rebôlo pelos proprietários do terreno, que entraram em contacto com a Câmara de Arronches, no sentido de doar a peça à autarquia para que possa estar disponível para ser apreciada por toda a população.

De acordo com o Município, após uma primeira observação efetuada por um arqueólogo especializado, julga-se que a estátua-menir é proveniente da Idade do Bronze, à semelhança da que foi encontrada em Esperança no início do século passado.

A Câmara de Arronches congratulou-se com esta descoberta, sublinhando que “trará ainda mais notoriedade à região” adiantando que já encetou contactos com uma instituição de ensino superior, tendo em vista o estudo do objeto agora encontrado.

O concelho de Arronches é fértil em valiosos artefactos com milhares de anos de existência. Nos anos mais recentes foi encontrada uma lápide votiva do séc. I a.C. no Monte do Coelho, que se juntou ao património existente na freguesia de Esperança, com destaque para as pinturas rupestres visitáveis na Lapa dos Gaivões, povoados, grutas, igrejas, antas e abrigos.