foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Eleições Autárquicas 2021

Este Domingo a Partir das 20:00h Especial Eleições Autárquicas  na Rádio Portalegre

Não Perca os Resultados as Opiniões e Reações Dos Diferentes Candidatos às Eleições Autárquicas 2021

Rádio Portalegre - A Sua Rádio Todos os Dias

Castelo de Vide:Casa Cidadania Salgueiro Maia recebeu mais de 5.500 visitantes em apenas dois meses e meio

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e interiores

(Por Gabriel Nunes) - A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, inaugurada no dia 1 de julho deste ano, recebeu em dois meses e meio, mais de 5.500 visitantes, número que “supera de longe” as expectativas do município local.

 

O espaço museológico, instalado no Castelo daquela vila alentejana, reúne o espólio doado pelo capitão de abril, Salgueiro Maia à autarquia da sua terra natal.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, considerou o número de visitantes “absolutamente extraordinário”, e que mostra que estava certo, quando afirmou que “o Museu era um projeto para o país”.

O megafone usado por Salgueiro Maia a 25 de abril de 1974 para intimar Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, bem como o uniforme e o ‘quico’ que envergava nesse dia, são duas das muitas peças que estão em exposição na Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

Segundo António Pita no núcleo principal do novo espaço museológico está em exposição apenas “uma pequena parte do acervo de Salgueiro Maia, sendo intenção da autarquia expor a coleção de armas do capitão de abril num edifício anexo ao Museu, o antigo paiol, e criar um centro documental e de investigação, na antiga cadeia, com quase todos os cartazes sobre a revolução dos cravos.

O autarca lembrou ainda que se encontra por concretizar a segunda fase do projeto da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, referente à parte social, que comtempla a instalação de uma cafetaria, uma loja e uma zona de arrumos.

Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide a 1 de julho de 1944 e faleceu com 47 anos de idade, a 3 de abril de 1992.