foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RADIO PORTALEGRE - A Mais Ouvida do Alentejo

Festival Internacional de Balões de Ar Quente volta a colorir céu do Alto Alentejo em novembro

Pode ser uma imagem de balão, céu e natureza

(Por Gabriel Nunes) - O céu do Alto Alentejo vai voltar a ficar colorido na segunda semana de novembro, período em que recebe mais uma edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ).

 

Promovido pela Publibalão, o festival, que vai na 24ª edição, conta com a participação de mais de três dezenas de equipas de balonistas, muitos deles oriundos de outros países, tais como Espanha, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Bélgica.

Em declarações à Rádio Portalegre, Inês Soares, diretora de eventos da Publibalão, explicou a presença de muitos balonistas estrangeiros com o facto de em Portugal se possível voar em balão de ar quente praticamente durante todo o ano, ao contrário do que acontece noutros países da Europa.

O certame que vai decorrer em Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e Benavila (Avis), inclui voos livres e batismos de voo cativo, em balão fixo com subidas e descidas.

Um dos momentos, mais deslumbrante, proporcionado pelos balões de ar quente, é o espectáculo noturno, denominado por “Night Glow”, agendado para o dia 13 de novembro, em Ponte de Sor.

O Night Glow é um espetáculo onde os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espectáculo visual único que conjuga luz lazer, muita cor e música.

 

Os interessados em fazer viagens de balão ou realizar batismos de voo cativo devem de adquiri uma pulseira solidária, cujas receitas revertem a favor dos bombeiros das localidades que recebem o evento.

A Publibalão conta com a colaboração do clube de balonismo Alentejo sem Fronteiras, na organização do festival.