foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE 09/11/1989 - 09/11/2021

32 ANOS AO SERVIÇO DA REGIÃO

OBRIGADA PELA PREFERÊNCIA

Coesão Territorial:Rui Rio e Paulo Rangel, o mesmo objetivo, caminhos diferentes

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - O presidente do PSD, Rui Rio, reconheceu que Portalegre é o distrito com mais razão de queixa e o que mais tem sofrido pelo facto de Portugal ser “um país concentrado e centralizado”, que está “muito mais assimétrico do que estava há 50 anos”.

Rui Rio, que falava em Portalegre no 3º Congresso da Coesão Territorial, promovido pela JSD, defendeu que a regionalização pode ser a solução para combater as assimetrias regionais, apesar de ter votado contra a criações das regiões administrativas no referendo de 1998.

 

Contudo, o líder do PSD disse que não vota “a favor da regionalização só porque é a regionalização”, explicando que “pode haver modelos errados que ainda são piores do que aquilo que já hoje temos”.

Para o social democrata o que é necessário é que sejam definidas competências claras, finanças regionais e locais e uma arquitectura organizacional sem que se crie outros serviços”.

O candidato a líder do PSD, Paulo Rangel, outro dos convidados do Congresso da Coesão Territorial, começou por apontar o interior litoral como "o grande problema português do ponto de vista do desequilíbrio territorial".

Para Paulo Rangel há “uma concentração excessiva de mais-valias” na capital, mas “o problema mais grave ou onde o desequilíbrio territorial é cada vez mais notório é no interior”.  

À semelhança de Rui Rio, Rangel deu também como exemplo do desequilíbrio territorial, o distrito de Portalegre, que “está na cauda do envelhecimento demográfico e da desertificação”.

Para inverter esta tendência, o também eurodeputado defende uma outra política para as regiões do interior, que deve passar por investimentos em acessibilidades, um regime fiscal "atrativo", bem como na saúde e educação, no sentido de atrair jovens qualificados para esses territórios.

O 3º Congresso da Coesão Territorial da JSD realizou-se sábado no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre.