foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE 09/11/1989 - 09/11/2021

32 ANOS AO SERVIÇO DA REGIÃO

OBRIGADA PELA PREFERÊNCIA

Portalegre vai recordar as “apoteóticas” visitas do Almirante Américo Thomaz

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

(Por Carla Aguiã) - As aclamadas visitas do Chefe de Estado, Almirante Américo Thomaz, a Portalegre, são tema de uma conferência, agendada para as 18h30 de quarta feira, dia 17 de novembro.

Sérgio Campos, doutor em História Contemporânea, é o orador que vai reavivar as memórias da “grande apoteose” em torno do almirante, que fez cinco visitas oficiais à capital do Alto Alentejo.

 

Documentos e ilustrações vão servir para mostrar como Américo Thomaz era recebido em Portalegre, durante o Estado Novo, bem como o grande destaque que as entidades políticas lhe atribuíam.

Sérgio Campos sublinha que o Chefe do Estado era sempre “muito acarinhado” pelos portalegrenses, que vestiam a cidade a rigor para o receber, com ruas engalanadas, colchas nas janelas e uma chuva de flores, lançada pelos milhares que saiam à rua.

A conferência, organizada pelo Instituto Politécnico, em parceria com a Câmara de Portalegre e Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência será transmitida via ZOOM com o ID: 867 2092 9583 e senha de acesso: 549405.

A moderação vai estar a cardo de Abílio Amiguinho, doutor em Ciências da Educação.