foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE 09/11/1989 - 09/11/2021

32 ANOS AO SERVIÇO DA REGIÃO

OBRIGADA PELA PREFERÊNCIA

Portalegre: Serviço de Urgência do Hospital em risco de fechar – o alerta é do presidente da Ordem dos Médicos

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "HOSPITAL DISTRITAL DE PORTALEGRE"

(Por Carla Aguiã) - O presidente da Ordem dos Médicos de Portalegre, Hugo Capote, alertou hoje para o facto da capacidade de internamento em enfermaria, no hospital de Portalegre, estar esgotada, com macas a acumularem-se nos corredores, o que pode levar ao encerramento do Serviço de Urgência.

Segundo Hugo Capote, que é também diretor do Serviço de Urgência do hospital de Portalegre, com o aumento de doentes covid, a situação tem tendência a agravar-se, e “chegará o dia em que a urgência terá que fechar” por não ter capacidade para admitir mais doentes.

Até lá, o médico diz que “os portalegrenses vão ter que habituar-se que ir à urgência significa muitas horas de espera e conviver em sítios superlotados”.

 

Em termos de recursos médicos, Hugo Capote diz que o hospital de Portalegre está “abaixo do limite”, com apenas dois internistas, numa urgência que serve todo o distrito de Portalegre.

Questionado sobre as soluções para esta situação crítica, o médico defendeu um reforço das equipas de medicina interna, bem como o apoio dos serviços do hospital de Elvas à unidade de Portalegre.

Hugo Capote considera ainda que é necessário “repensar as urgências da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), que têm vindo a degradar-se”.

De acordo com o mesmo responsável, há cada vez mais afluência ao Serviço de Urgência, de uma população cada vez mais envelhecida e com doenças mais graves e em simultâneo há menos recursos.

O médico acrescenta que “é difícil renovar as equipas médicas da urgência, com salários que não cativam”, afirmando mesmo que os profissionais “não se importam de ganhar menos para não terem as preocupações e o stress que é trabalhar numa urgência sobrelotada”.