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RÁDIO PORTALEGRE 09/11/1989 - 09/11/2021

32 ANOS AO SERVIÇO DA REGIÃO

OBRIGADA PELA PREFERÊNCIA

Portalegre: Município recebe projeto-piloto “Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!”

Pode ser uma imagem de texto que diz "NÃO VÁ AO ENGANO! LIXO NÃO É NO CANO!"

(Por Carla Aguiã) - A Águas do Vale do Tejo (AdVT) lançou um projeto-piloto, em Portalegre, que visa sensibilizar a sociedade para a importância de uma boa gestão dos recursos hídricos, de forma a garantir a qualidade da água que é devolvida ao meio ambiente.

“Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” é a designação da campanha, que alerta para os cuidados que devemos ter em casa, não colocando óleos, cotonetes, preservativos ou toalhetes, nos sanitários ou lava loiças.

 

Estas pequenas ações, traduzem-se num grande contributo para os processos de tratamento das águas residuais e evitam problemas graves de entupimento da rede de esgotos predial e à deterioração da mesma.

Em declarações à Rádio Portalegre, Marcos Sá, da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), que gere as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da AdVT, começou por dizer que a boa gestão dos recursos hídricos é uma responsabilidade de todos.

Para que o ciclo urbano da água seja compreendido, de forma a evitar erros e promover uma mudança de comportamentos, a campanha apela à  vertente informativa e educacional e ao envolvimento dos Municípios e Juntas de Freguesia como parceiros centrais  para divulgar a mensagem à Comunidade como folhetos informativos, cartazes e flyers que deverão acompanhar as contas da água e saneamento.

Marcos Sá adiantou que a campanha abrange ainda a população escolar através de várias ações de sensibilização e educação ambiental, bem como o lançamento de um concurso sobre o tema da campanha.

Nesta primeira fase, a campanha foi implementada nos Municípios de Portalegre, Borba, Fornos de Algodres e Proença-a-Nova, mas o intuito é que a mesma seja alargada aos restantes 66 Municípios servidos pela AdVT através de uma candidatura ao Fundo Ambiental em 2022.