foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 32 Anos ao Serviço da Região

Portalegre: Grupo de cidadãos lança abaixo assinado contra encerramento dos internatos

Pode ser uma imagem de ao ar livre

Um grupo de cidadãos lançou um abaixo assinado contra o encerramento dos internatos, em Portalegre, e apela às entidades responsáveis para a reversão dessa decisão.

Em nota enviada à Rádio Portalegre, Luís Pargana, um dos subscritores do abaixo assinado e antigo autarca comunista, refere que “depois da cidade ter sido surpreendida pela triste noticia do encerramento dos internatos de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição, vai ser posto a circular um abaixo-assinado onde os portalegrenses poderão expressar “o seu sentir, opinião e reivindicação”.

 

O internato masculino de Portalegre encerrou no dia 1 de junho e o internato feminino encerra a 1 de Setembro, em sequência da Misericórdia ter denunciado os acordos que tinha com a Segurança Social.

A Misericórdia era a entidade que estava a gerir, desde 2014, as duas casas de acolhimento de jovens em Portalegre, mas denunciou os acordos que tinha com a Segurança Social, por entender que “este modelo de casas está esgotado”.

Depois deste anúncio, o Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre demitiu-se em bloco e a tesoureira da Mesa Administrativa também terá “batido com a porta”.

No início deste ano, estavam em regime de acolhimento no Internato masculino de Portalegre 12 jovens, dois foram entregues às famílias de origem e os restantes encaminhados para outras instituições, fora do distrito de Portalegre. No caso do Internato feminino acolhe atualmente 9 jovens, sendo que dois são rapazes.