Distrital de Portalegre do PSD exige ao Governo apoio integral para cobrir prejuízos causados pelas cheias no Alto Alentejo
- Detalhes
- Publicado em 23-01-2023

A Comissão Politica Distrital de Portalegre do PSD quer que o Governo garanta o “apoio integral” para cobrir os prejuízos causados pelas cheias no Alto Alentejo no último mês de dezembro.
Em comunicado enviado à Rádio Portalegre a Distrital de Portalegre do PSD considera insuficientes os apoios anunciados, até 60% para as câmaras municipais para restabelecimento de infraestruturas e equipamentos públicos, e até um máximo de 70% para as empresas.
Nesse sentido, a estrutura social democrata lança um repto à ministra da Coesão Territorial e ao Governo para aproveitarem o facto de ainda não ter sido publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros que aprova os apoios, para se “rever a posição e garantir o apoio integral para cobrir os prejuízos”.
“Estimaram-se danos inferiores a 50 milhões de euros no distrito de Portalegre, entre sector público e privado. Uma gota no oceano despesa do Estado, mas um volume incomportável para o nosso distrito. Aproveite-se esta oportunidade para mostrar verdadeiramente o que é Coesão Territorial”, pode ler-se no comunicado.
A Distrital de Portalegre do PSD exorta ainda a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a desenvolver as diligências e envidar todos os esforços necessários para interromper o processo em curso de extinção das direções regionais de Agricultura e Pescas.
E acrescenta que “se a ministra da Agricultura teima em não se dignar sequer a ouvir os agentes do sector que tutela, que seja pela via da coesão territorial que se interrompa este infeliz propósito”