Castelo de Vide:Casa da Inquisição proporciona uma viagem ao cruel, mas igualmente fascinante tempo do Santo Ofício
- Detalhes
- Publicado em 16-03-2023

Um museu dedicado à Inquisição Portuguesa é inaugurado, esta quinta feira, em Castelo Vide, após um investimento de um milhão de euros, que tem como objetivo “qualificar a oferta turística no segmento do turismo religioso judaico”.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Castelo Vide, António Pita, começou por dizer que “este novo museu insere-se na estratégia municipal que visa a implementação de uma rede de espaços museológicos em curso por forma a qualificar e a diversificar a oferta turística no concelho, consolidando e afirmando àquela vila alentejana como destino turístico cultural.
António Pita prosseguiu afirmando que “a herança judaica é um segmento crescente na Península Ibérica, sendo que em Castelo de Vide os Estados Unidos da América e Israel já ocupam, depois de Espanha, os primeiros lugares na Estatística referente ao mercado turístico externo”.
Para o autarca a Casa da Inquisição terá um sucesso garantido, porquanto é uma experiência única e impressionante que vem colmatar a ausência de conteúdos e de informação subordinados à temática no país e na própria rede de Judiarias de Portugal”.
A Casa da Inquisição pretende também ser “uma homenagem às Vitimas do Santo Oficio” na medida em que a narrativa museológica contempla a evocação através da identificação de todos os acusados, que em Castelo de Vide foram mais de 200.
A concluir António Pita disse acreditar que a Casa da Inquisição será, inequivocamente, um museu que se afirmará no país e no mundo, na medida em que permitirá uma viagem ao cruel, mas igualmente fascinante tempo do Santo Ofício”.
A inauguração da Casa da Inquisição, agendada para as 11:30 desta quinta feira, e contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do Embaixador de Israel em Portugal, Dor Shapira.