Portalegre/Reabertura da Sé Catedral:"Um dia de júbilo"
- Detalhes
- Publicado em 17-03-2023

Um dia de júbilo. Foi assim que a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, se referiu à reabertura da Sé Catedral de Portalegre, esta quinta feira, depois de obras de reabilitação de cerca de 3,5 milhões de euros.
Isabel Cordeiro felicitou ainda a Diocese de Portalegre-Castelo Branco pelos trabalhos de reabilitação daquele monumento nacional, destacando ser “raro” encontrar uma intervenção desta natureza.
Do “júbilo” da secretária de Estado da Cultura ao “orgulho” da presidente da Câmara de Portalegre. Fermelinda Carvalho apontou a Sé Catedral como a “jóia da coroa” do património religioso e artístico de Portalegre.
A autarca espera que a reabertura daquele templo religioso contribua para “a aproximação aos valores e tradições, que criam, moldam e preservam a identidade do território”.
Com uma “casa nova”, o Bispo Antonino Dias, mostrou-se “muito feliz”, mas considerou que a reabertura da Sé Catedral de Portalegre deve encher de “alegria”, sobretudo a Diocese e a cidade de Portalegre.
As obras de reabilitação da Sé Catedral de Portalegre incidiram no edifício, claustros, espaço anexos e na conservação e restauro dos retábulos das 12 capelas interiores da Sé e da Capela de São Tiago.