foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 33 Anos ao Serviço da Região 

"Real e Político" esta terça feira a partir das 18:45

 

Portalegre: autarca anuncia “novo ciclo de prosperidade coletiva”

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "" PORTALEGRE"

“A Câmara Municipal de Portalegre está empenhada em romper os padrões vigentes e proporcionar aos munícipes um novo ciclo de prosperidade coletiva”, a afirmação é da presidente da autarquia, que falava, esta terça feira, na sessão solene que evocou os 473 anos da elevação de Portalegre a cidade.

 

Segundo a autarca, este novo ciclo será concretizado através de um “programa ambicioso” para o novo quadro comunitário, com obras ao nível da regeneração urbana, saúde e educação.

Fermelinda Carvalho anunciou que, em breve, será lançado o concurso para as especialidades da Piscina Municipal descoberta, obra a iniciar ainda em 2023, bem como o projeto técnico para o Parque Lúdico e de Lazer de Apoio à Comunidade do Núcleo Histórico, que inclui toda a envolvente ao estádio municipal.

Está ainda prevista a requalificação de 109 habitações nos bairros sociais da cidade e a obra da Residência de Estudantes.

Na saúde, a presidente destacou o trabalho conjunto com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) traduzido na obra do novo edifício da extensão de saúde do Bairro dos Assentos e anunciou a construção de novas Extensões de Saúde em Carreiras e São Julião e a requalificação da extensão de saúde de Alegrete.

Em matéria de Educação, a par da requalificar a Escola Básica Cristóvão Falcão que já está a decorrer, Fermelinda Carvalho disse que a autarquia está “a dar os primeiros passos” para possibilitar uma intervenção na escola José Régio, salientando ainda que as escolas rurais serão alvo de melhorias.

A presidente anunciou ainda que a Câmara vai avançar com a elaboração e execução do projeto de recuperação do Parque de campismo e reabilitação das vias de comunicação e ligação às freguesias.

A autarca falava na sessão solene evocativa dos 473 anos da elevação de Portalegre a cidade, que contou com momentos musicais a cargo da Escola de Artes do Norte Alentejano (EANA), condecorações aos colaboradores do Município com 25 e mais anos de serviço e entrega de medalhas de mérito municipal ao cónego Bonifácio Bernardo, ao padre Marcelino Marques, à coordenadora do grupo de apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Cristina Bruno e ao conhecido navegador portalegrense, Filipe Palmeiro.

A sessão solene terminou com a receção das Maias no Centro de Congressos de Portalegre. O desfile ainda começou mas acabou cancelado devido à chuva, no entanto as carroças engalanadas conseguiram desfilar para gáudio do público.