Portalegre: dispositivo de combate a incêndios com 4 meios aéreos e mais de 350 elementos na fase mais crítica
- Detalhes
- Publicado em 25-05-2023

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para o distrito de Portalegre, no verão de 2023, conta com menos meios, em relação ao ano passado, mas apresenta características mais dinâmicas, que permitem um reforço de efetivos em situações especiais de alerta, anunciou hoje o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, Rui Conchinha.
Na denominada fase Delta (de 1 de julho a 30 de setembro), a mais crítica no que diz respeito a incêndios florestais, o DECIR do Alto Alentejo para este ano vai contar com 74 equipas e 351 elementos, quando em 2022 era constituída por 101 equipas e 395 elementos.
Em relação aos meios aéreos mantém-se os mesmos 4, um helicóptero ligeiro, em Portalegre, dois bombardeiros médios e um avião de reconhecimento e avaliação em Ponte de Sor.
Em suma Rui Conchinha sublinhou que “não há dispositivos perfeitos”, assumiu que o dispositivo está “ajustado e afinado” e que será alvo de monitorização constante para corrigir situações que possam “correr menos bem”.
Na fase Charlie, que decorre de 1 a 30 de junho, o dispositivo conta com 70 equipas e 328 elementos e quatro meios aéreos.
O DECIR para 2023 no Alto Alentejo foi apresentado, hoje, no Centro de Congresso da Câmara de Portalegre.