Avis: Quercus alerta para os perigos da grande concentração de cianobactérias e exige respostas céleres
- Detalhes
- Publicado em 25-05-2023

As margens da albufeira do Maranhão, no concelho de Avis, apresentam grandes manchas de cianobactérias, uma problema que se tem agudizado nas últimas semanas e para o qual a Quercus exige “a intervenção imediata das autoridades competentes”.
José Janela, presidente do núcleo regional de Portalegre da Quercus, alerta para os riscos à saúde humana, à saúde animal e ao ambiente, frisando que algumas das espécies de cianobactérias produzem toxinas, com efeitos negativos, por contacto ou ingestão que podem ser letais a partir de determinada dose.
Perante este cenário, a Quercus exige a intervenção imediata das autoridades competentes, de modo a que situação em causa seja rapidamente analisada e possam ser determinadas as causas deste fenómeno e apela às autoridades locais, que proíbam o acesso público aos locais de concentração destas cianobactérias.
Em declarações à Rádio Portalegre, José Janela, frisou ainda que nos últimos anos foram instalados milhares de hectares de olival intensivo e superintensivo nas margens da Albufeira do Maranhão, instando as entidades competentes a estudar uma eventual relação causa-efeito entre esta instalação e o fenómeno que está a ocorrer.