foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 32 Anos ao Serviço da Região

Alto Alentejo perde 16 escolas do ensino básico concelhos de Portalegre e Avis são os mais afetados

A proposta do Ministério da Educação com a lista de escolas do ensino básico, com menos de 21 alunos, a encerrar no final deste ano letivo, prevê o fecho de 16 escolas no distrito de Portalegre.

Segundo a lista, divulgada pelo Correio da Manhã, e enviada à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), os concelhos de Portalegre e de Avis, com três escolas cada um, são os mais afetados pela proposta.

No concelho de Portalegre está previsto o fecho das escolas básicas de Alagoa, Carreiras e Vale de Cavalos, enquanto em Avis estão sinalizadas as escolas de Alcôrrego, Figueira e Barros e Ervedal.

O outro concelho com maior número de escolas indicadas é Gavião, onde é proposto o encerramento da EB da Comenda e EB de Vale de Gaviões.

De resto a lista indica o fecho da escola básica da aldeia da Esperança, em Arronches, Degolados em Campo Maior, Póvoa e Meadas em Castelo de Vide, Gáfete no Crato, Barbacena em Elvas, Santo Aleixo em Monforte, Foros do Arrão de Cima em Ponte de Sor, e Santo Amaro em Sousel.

Ao todo o Alentejo perde 77 escolas:16 em Portalegre, 30 em Beja e 31 em Évora.

Gabriel Nunes