foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Portalegre:Juvenal Peneda descarta construção de escola de formação da GNR

FotoO secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna descartou hoje a construção de uma nova escola de formação da GNR em Portalegre, defendendo que a prioridade passa por “socorrer” outras infraestruturas da GNR cuja situação é “calamitosa”.

Juvenal Silva Peneda falava à margem do Juramento de Bandeira de 154 soldados provisórios da GNR, realizado no Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana.

O governante referiu que existem fundos comunitários disponíveis para executar melhorias nas infraestruturas das forças segurança, mas que a escola de formação da GNR de Portalegre “está longe de ser uma prioridade”.

Para Juvenal Peneda o esforço tem que ser concentrado na reabilitação de outras infraestruturas das forças de segurança, como são exemplo “muitos postos da GNR que estão em condições insustentáveis”.

Questionado sobre a eventual mudança da formação da GNR para a cidade de Santarém, Juvenal Peneda negou categoricamente essa possibilidade, embora admita que a Guarda Nacional Republicana esteja interessada em utilizar parte do espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria.

O Juramento de Bandeira dos 154 soldados provisórios da GNR que arrancou cerca das 10:40 com a formatura geral e terminou por volta do meio-dia com o desfile das forças em parada, teve como ponto alto o momento em que os alunos juraram, perante o estandarte nacional, lealdade e compromisso com a pátria mãe.

Os soldados provisórios da GNR (135 homens e 19 mulheres), prestaram Juramento de Bandeira, porque ingressaram no curso sem cumprir o serviço militar obrigatório, e estão integrados em duas Companhias de Alunos, constituídas por 10 pelotões.

O curso de 2012 – 2º Turno, conta com um total de 276 alistados e termina no final de julho, com a realização do tradicional Compromisso de Honra.

Gabriel Nunes