foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Alter do Chão:ministra da Agricultura quer expropriar fundadores privados da coudelaria - jornal "I"

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pretende expropriar os fundadores privados da Coudelaria de Alter do Chão, e integrar o seu património na Companhia das Lezírias, noticia hoje o jornal “I”.

Segundo o matutino a decisão surpreendeu os fundadores privados, que estavam à espera que o Governo aprovasse a proposta apresentada no ano passado, que já tinha sido debatida na Assembleia da República.

A proposta em causa, previa a entrega da gestão da coudelaria a privados, enquanto o Estado manteria a tutela de todo o património, incluindo o genético.

O advogado Bernardo Alegria, administrador da Fundação Alter Real, nomeado pelos fundadores, disse ao jornal que o Governo tem o direito de expropriar os privados, desde que o diploma de expropriação tenha prevista uma indemnização, caso contrário, ameaça recorrer aos tribunais.

A Coudelaria de Alter do Chão transformou-se em Fundação Alter Real em 2007, quando o então ministro da Agricultura, Jaime Silva, convidou um grupo de cerca de 30 privados a integrar o projeto, depois de um investimento de 22 milhões de euros.

O “I” escreve que, agora, todo o património, avaliado em mais de 28 milhões de euros no final de 201º, será integrado na Companhia das Lezírias.

Gabriel Nunes/Jornal "I"