foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Portalegre JazzFest espera mais de um milhar de espectadores

Mais de um milhar de pessoas é esperado na 12ª edição do Portalegre JazzFest, que arranca no dia 19 de março, com um espetáculo do grupo CAEP Voices, com um repertório composto por clássicos de jazz.

O festival vai decorrer no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre em dois fins de semana seguidos, de 19 a 21 e de 27 a 28 deste mês.

Como apostas para este ano, surgem atividades de cariz formativo, e uma programação, que em vez de se caraterizar por formações rígidas de músicos portugueses, europeus e norte americanos, opta por apresentar diversas formações, constituídas por colaborações de músicos portugueses com músicos de outros países, nos domínios do jazz criativo. 

Exemplos disso, serão as parcerias de André Matos Quartet (André Matos: guitarra; Tony Malaby: saxofone tenor; Demian Cabaud: contrabaixo e André Sousa Machado: bateria) com Tony Malaby (Estados Unidos), no dia 27 de Março, de Susana Santos Silva com Kaja Draksler (Eslovénia) e do grupo De Beren Gieren (Bélgica), no dia 28 de Março, e do projeto Deux Maisons, constituído pelos portugueses Luís Vicente e Marco Franco, e os franceses Théo Ceccaldi e Valentin Ceccaldi, nos dias 27 e 28 de Março.

O Jazzfest acolherá duas formações norte americanas de peso e que dispensam apresentação, o Michael Formanek's Cheating Heart Quintet (Tim Berne: saxofone alto; Brian Settles: saxofone tenor; Jacob Sacks: piano; Michael Formanek: contrabaixo e Dan Weiss: bateria), dia 20 de Março, e Chris Speed Trio (Chris Speed: clarinete e saxofone tenor; Chris Tordini: contrabaixo e Dave King: bateria), dia 21 de Março. Apresenta também um novo valor no panorama jazzístico nacional, o Ricardo Toscano Quartet (Ricardo Toscano: saxofone alto; Diogo Duque: trompete; Romeu Tristão: contrabaixo e João Pereira: bateria), dias 20 e 21 Março.

Em declarações a esta estação emissora, o diretor artístico do Portalegre JazzFest, Joaquim Ribeiro, revelou que o orçamento do festival é de cerca de 33 mil euros, praticamente o mesmo da edição de 2014.

Os espetáculos serão complementados com várias iniciativas, entre as quais uma Feira do Disco e uma Mostra de Vinhos e Produtos Regionais.

Gabriel Nunes/Susana Mourato