foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Elvas:Bombeiros lançam projeto "Bombeiro Ombro Amigo" para ajudar idosos carenciados

Resultado de imagem para idososOs bombeiros de Elvas anunciaram hoje o lançamento do projeto, designado “Bombeiro Ombro Amigo”, que visa melhorar a qualidade de vida dos idosos carenciados do concelho.

O presidente da direção dos bombeiros de Elvas, João Bugio, revelou que os soldados da paz no seu dia-a-dia são confrontados com inúmeros casos de “idosos isolados, sem qualquer apoio familiar, com dificuldades de acesso à saúde e vítimas de maus tratos”.

João Bugio disse que foi com a preocupação nestas situações que decidiram avançar com o projeto “Bombeiro Ombro Amigo”, considerando não ser admissível a existência de tantos casos deste tipo nos dias de hoje.

O projeto vai envolver dois médicos, que vão dar consultas gratuitas aos idosos, três enfermeiros, uma assistente social e mais 10 voluntários, que vão apoiar os mais velhos nas mais variadas tarefas.

O presidente da direção dos bombeiros de Elvas considerou “escasso” o número de pessoas envolvidas no projeto, tendo em conta que a população idosa do concelho ultrapassa as 800 pessoas.

O mesmo responsável acrescentou que o projeto não dispõe de recursos financeiros, nem materiais, próprios, sendo que a deslocação dos voluntários nas tarefas de apoio os idosos é feita as viaturas da corporação.

Numa primeira fase o “Bombeiro Ombro Amigo” vai ajudar 25 idosos em situação difícil, mas esse número deverá ser alargado muito em breve.

Gabriel Nunes/Susana Mourato