foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Autárquicas 2021 - Esta quarta feira a partir das 12:00 Portalegre em debate na Rádio Portalegre

Castelo de Vide:Procissão da Ressurreição é o ponto alto das celebrações da Páscoa

A Procissão da Ressurreição, no Domingo de Páscoa, é o ponto alto da Semana Santa em Castelo de Vide, que todos os anos atrai milhares de visitantes àquela vila alentejana.

Única no país a Páscoa em Castelo de Vide funde rituais judaicos e católicos e assume-se com “todo o esplendor” como uma celebração de “harmonia social e tolerância” onde, independentemente das crenças, todos tem lugar.

As festividades contemplam três momentos singulares, a bênção dos borregos, no sábado de aleluia, durante a manhã, e à noite a “chocalhada” que reúne os populares, “apaixonados pelo ritual”, num desfile pelas principais artérias da vila.

Segundo o autarca de Castelo de Vide, António Pita, o momento alto das celebrações pascais, é a Procissão da Ressurreição, agendada para as 11:00 horas de Domingo.

Trata-se de uma procissão de estandartes que conta com a participação de todas as forças vivas do concelho, encabeçada pelas coletividades mais jovens e que termina com o Estandarte Municipal como “elemento aglutinador”

Gabriel Nunes/Carla Aguiã