foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Autárquicas 2021 - Esta quarta feira a partir das 12:00 Portalegre em debate na Rádio Portalegre

Marvão:Festa de São Marcos em Santo António das Areias

A tradicional Festa de São Marcos, em Santo António das Areias, concelho de marvão, realiza-se entre esta sexta feira e domingo.

São três dias de festejos com cerimónias religiosas, um festival taurino, espetáculos musicais, um arraial com fogo-de-artifício e a realização do 1º Mercado da Terra.

No primeiro dia de festejos (dia 24), a Sala nº 1 do Grupo Desportivo Arenense recebe, a partir das 21h30, o espetáculo “Estrelas da Nossa Terra”, organizado pelos finalistas do Agrupamento de Escolas de Marvão. A noite termina, na sala nº 2 do G.D.A, com a atuação de “Mário e Companhia”.

O “Dia da Liberdade” assinala-se com a cerimónia do hastear da bandeira, às 11h45, na sede da Freguesia de Santo António das Areias. Para as 15h está marcada a Missa, seguindo-se a tradicional procissão em honra de S. Marcos, pelas ruas da localidade.

A partir das 17h, a Praça de Toiros de Santo António das Areias recebe o tradicional Festival Taurino de Beneficência, a favor do Lar de Idosos, com a participação dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Sónia Matias, Pedro Salvador, Tiago Carreiras e Gonçalo Fernandes. Lidam-se seis imponentes toiros da ganadaria Felicidade Dias. As pegas ficam a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Portalegre, Arronches e Cascais.

Neste dia, a animação musical fica a cargo do grupo de música popular portuguesa “Cant’Areias” (21h30), Renato Matos e Bruno Fonseca, e DJ Oni (a partir das 23h, na Sala nº2 do G.D.A).

No domingo, dia 26, a partir das 15h, no Largo da Igreja, pode assistir-se à atuação do Grupo Folklórico El Candil. Duas horas depois, realiza-se a tradicional Garraiada, na Praça de Toiros. Para a noite (21h30) está agendada uma Demonstração Etnográfica, a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias. Como é hábito, os festejos terminam com o tradicional fogo-de-artifício.

Sábado e domingo realiza-se o 1º Mercado da Terra, com o intuito de contribuir para a divulgação, estímulo e sustentabilidade dos pequenos empresários, produtores e artesãos marvanenses. O evento, promovido pela autarquia, decorre no Mercado Municipal, entre as 10h e as 18h.