foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Eleições Autárquicas 2021

Este Domingo a Partir das 20:00h Especial Eleições Autárquicas  na Rádio Portalegre

Não Perca os Resultados as Opiniões e Reações Dos Diferentes Candidatos às Eleições Autárquicas 2021

Rádio Portalegre - A Sua Rádio Todos os Dias

Portalegre:Dispositivo distrital de combate a incêndios reforçado com mais uma equipa de bombeiros e um helicóptero bombardeiro pesado em vez de um ligeiro

Resultado de imagem para fogos florestaisO dispositivo de combate a incêndios florestais do Norte Alentejano vai ser reforçado com mais uma equipa de bombeiros e com um helicóptero bombardeiro médio em substituição do helicóptero bombardeiro ligeiro que operou a partir do centro de meios aéreos de Portalegre, em 2014.

A equipa terrestre de combate a incêndios florestais será constituída por cinco bombeiros e um veículo, enquanto o helicóptero bombardeiro médio transporta oito combatentes, mais três que o ligeiro, e tem uma capacidade de descarga de 1.200 litros de água, contra os 1000 litros do bombardeiro ligeiro.

Em declarações a esta estação emissora, o comandante distrital da Proteção Civil, Luís Belo Costa, referiu que o reforço anunciado será efetivado apenas na época mais crítica de incêndios florestais, a Fase Charlie, que decorre entre 01 de julho e 30 de setembro.

Belo Costa revelou ainda que o dispositivo distrital de combate a fogos florestais, durante a Fase Charlie, vai envolver 26 equipas e um total de 250 elementos, entre bombeiros, sapadores florestais, GNR e PSP.

O mesmo responsável disse esperar “complicações acrescidas” para os bombeiros no combate aos incêndios no próximo verão “por ter chovido pouco nos últimos meses e porque a falta de humidade nos combustíveis agrava a perigosidade de incêndios”.

Em 2014, durante a fase Charlie, a área ardida no Alto Alentejo foi de quase 2 900 hectares, mais mil hectares em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Relativamente ao número de incêndios, comparando igualmente com o período homólogo de 2013, registou-se uma redução de cerca de uma dezena de ignições.

Gabriel Nunes