foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RADIO PORTALEGRE - A Mais Ouvida do Alentejo

Portalegre:Deputada Socialista Sandra Cardoso pede esclarecimentos ao ministro do Ambiente sobre a existência de um plano de contingência para lidar com acidente nuclear na central de Almaral

A deputada socialista, Sandra Cardoso, quer saber se Portugal dispõe de algum plano de contingência para lidar com um eventual acidente na central nuclear espanhola de Almaraz.

A funcionar desde o início da década de 1980, a central nuclear de Almaraz está situada junto ao Rio Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Portalegre e Castelo Branco.

A central de Almaraz "chumbou", recentemente, num teste de resistência pedido pela Greenpeace, evidenciando a falta do mesmo tipo de válvulas que permitiu o acidente nuclear em Fukushima, Japão.

Num requerimento entregue na Assembleia da República, a deputada socialista, eleita pelo círculo de Portalegre, questiona o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia sobre as diligências que o Governo português empreendeu junto das autoridades espanholas no sentido de "agilizar a instalação das válvulas de segurança em falta" na central nuclear.

Recusando qualquer tipo de alarmismo, a parlamentar disse que pretende ainda saber que contactos têm sido feitos com as autarquias dos distritos de Portalegre e Castelo Branco sobre o assunto.

Gabriel Nunes