foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Autárquicas 2021 - Esta quarta feira a partir das 12:00 Portalegre em debate na Rádio Portalegre

Campo Maior:60 pessoas resgatadas da Enxara devido a subida do caudal do rio Xévora

As autoridades resgataram durante a madrugada, cerca de 60 pessoas, que se encontravam acampadas junto da Ermida de Nossa Senhora da Enxara, em Campo Maior, devido à subida do caudal do rio Xévora.

De acordo com o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre, a subida do nível da água no rio Xévora foi provocada pelas descargas efetuadas pela barragem do Abrilongo.

As operações de resgate, que foram dadas como concluídas cerca das 02:00, foram efetuadas com veículos de todo-o-terreno, a partir do lado da localidade espanhola de Albuquerque, em virtude dos outros acessos estarem intransitáveis.

O CDOS de Portalegre adiantou que mantêm-se no local cerca de uma centena de pessoas, que recusaram ser evacuadas, preferindo esperar que o caudal do rio Xévora baixe.

Estiveram envolvidos nas operações de resgate 34 operacionais das corporações de bombeiros de Campo Maior, Sousel, Nisa, Gavião e Alter do Chão, bem como elementos da GNR, auxiliados por 15 viaturas.

Todos os anos, por altura da Páscoa, a população do concelho de Campo Maior, desloca-se para a Enxara, perto da aldeia de Ouguela, para festejar esta época santa. É habitual chegarem ao local na sexta feira santa, acampando e regressando apenas no domingo ou na segunda feira.

Gabriel Nunes