foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Autárquicas 2021 - Esta quarta feira a partir das 12:00 Portalegre em debate na Rádio Portalegre

Campo Maior:comandante dos bombeiros acusa campistas da Enxara de serem "negligentes"

O comandante dos bombeiros de Campo Maior acusou hoje os campistas que ficaram isolados junto ao rio Xévora após a subida do caudal, de negligenciarem os avisos das autoridades, e de serem os principais responsáveis pelo que aconteceu.

Em declarações à Rádio Portalegre, Miguel Carvalho, referiu que a proteção deve começar no próprio cidadão, e que neste caso os campistas foram “muito pouco conscientes”.

Devido à subida do caudal do rio Xévora, provocada pelas chuvas fortes e descargas da barragem de Abrilongo, no domingo, cerca de 150 pessoas, que se encontravam acampadas perto da Enxara, ficaram isoladas.

As autoridades foram obrigadas a desenvolver uma operação de resgate, que culminou, cerca das 02:00 de segunda feira, com a evacuação de 60 pessoas, efetuada com veículos de todo-o-terreno, a partir do lado da localidade espanhola de Albuquerque, em virtude dos outros acessos estarem intransitáveis.

No local ficaram perto de uma centena de pessoas, que recusaram ser evacuadas, preferindo esperar que o caudal do rio Xévora baixasse.

Gabriel Nunes

Foto:Joaquim Candeias