foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Autárquicas 2021 - Esta quarta feira a partir das 12:00 Portalegre em debate na Rádio Portalegre

Marvão:cratera gigante com mais de 100 metros de profundidade engoliu a terra perto da aldeia de Porto da Espada

Foto: NOTA:Esta noticia é publicada baseada em comentários que foram ouvidos hoje em S, Salvador de Aramenha e vídeos de pessoas que estiveram no local, eu pessoalmente ainda não vi.Fenómenos da natureza: provavelmente no dia 05 de Abril de 2013, uma cratera que se  abriu naturalmente entre S. Salvador e Porto da Espada ( Marvão), tem cerca de cem ( 100)metros de profundidade , 20 de largura e 40 de comprimento.Uma cratera gigante, com mais de 100 metros de profundidade e cerca de 17 metros de diâmetro abriu-se num terreno próximo da aldeia de Porto da Espada, em Marvão, alegadamente devido às chuvas fortes e às características do solo.

Em declarações à Rádio Portalegre, o vereador da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, explicou que na zona onde ocorreu o fenómeno geológico passa um lençol de água subterrâneo e existem grutas calcárias.

Segundo, Luís Vitorino, a autarquia já contactou a Universidade de Évora, no sentido de obter uma explicação científica sobre este caso.

O arrendatário da propriedade onde se abriu a cratera gigante mostrou-se surpreendido, e ao mesmo tempo preocupado com a possibilidade do fenómeno geológico se repetir.

Mário Galego referiu que há poucos dias tinha andado a trabalhar com máquinas agrícolas no local onde ocorreu o fenómeno geológico, que costuma ser também utilizado para o gado pastar.

No local onde se abriu a cratera foi montado um perímetro de segurança, por existir a possibilidade do fenómeno se repetir.

Gabriel Nunes/Carla Aguiã

Foto:Arlindo José Trindade Santo