foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre acolhe 4º Fórum do Interior

(Por Gabriel Nunes) - A Animar anunciou hoje que vai pro mover o 4º Fórum do Interior na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre nos dias 25 e 26 de novembro.

A iniciativa, sob o lema, “Valorização do Interior: a cooperação para a Sustentabilidade Integrada”, conta com o apoio da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, da Associação RAYA e Unidade de Missão e Valorização do Interior.

 

Despovoamento, envelhecimento da população, desemprego crescente, falta de oportunidades de trabalho, dificuldade de fixar a juventude, isolamento, altas taxas de pobreza, difícil acesso aos serviços básicos, estes são alguns dos traços comuns aos territórios de baixa densidade e que traduzem a sua degradação económica e social.

Porém, todos os estudos e diagnósticos apontam também um conjunto diversificado de recursos para o desenvolvimento que estes mesmos territórios encerram.

Neste sentido, o IV Fórum do Interior vai-se debruçar, mais uma vez e como é sua missão, sobre esta realidade e as formas de a contrariar.

Trata-se de uma iniciativa que junta pessoas ligadas a autarquias, academia, investigação, agentes e técnicos de desenvolvimento local, líderes associativos e atores locais que deram um importante contributo para a reflexão sobre os territórios da interioridade, promovendo o debate e interação de ideias que podem servir de base para a definição e reivindicação de novas medidas públicas e políticas que visem o combate ao despovoamento, ao abandono, à desagregação social e à depressão económica.