foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RADIO PORTALEGRE - A Mais Ouvida do Alentejo

Portalegre assinala este ano centenário das Festas da Cidade com percurso por 10 largos do centro histórico

O centenário das Festas da Cidade de Portalegre, que se celebra este ano, vai ser assinalado com um percurso por 10 largos do centro histórico, sendo que em cada um será dinamizada uma atividade de animação correspondente a uma década de história das festividades.

De acordo com a presidente do município local, Adelaide Teixeira, que falava hoje em conferência de imprensa, de apresentação das Festas da Cidade de Portalegre de 2013, o evento decorrerá no dia 23 de maio, Dia da Cidade, entre as 18:00 e as 19:30, e das 21:00 às 22:00.

O programa das Festas da cidade arranca no dia 17 e vai decorrer até ao dia 26 de maio, com a colaboração das forças vivas locais, e este ano em parceria com o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) e Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano (AREANATejo), que vão promover, em simultâneo com as festividades, de 23 a 26 deste mês, a Feira de Atividades Económicas de Portalegre (FERPOR) e o evento “Bioenergia Portugal”.

Entre as iniciativas agendadas para o dia 22 de maio, véspera do Dia da Cidade de Portalegre, Adelaide Teixeira, destacou o lançamento do número 6 da revista Plátano, a inauguração dos corredores ecológicos de Alegrete e um espetáculo de homenagem à Música portuguesa, pela Sociedade Musical Euterpe.

No que respeita ao Dia da Cidade, releva-se a sessão solene comemorativa dos 463 anos da elevação de Portalegre a cidade, agendada para as 15:30 no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.

Para o dia 23 de maio estão ainda agendadas as inaugurações da FERPOR e da “Bioenergia Portugal”, nos pavilhões do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre, bem como a entrega de chaves das casas reabilitadas no âmbito do programa PROHABITA, a inauguração de um monumento em homenagem aos trabalhadores do município e o tradicional desfile das Maias.

Gabriel Nunes/Susana Mourato