foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Eleições Autárquicas 2021

Este Domingo a Partir das 20:00h Especial Eleições Autárquicas  na Rádio Portalegre

Não Perca os Resultados as Opiniões e Reações Dos Diferentes Candidatos às Eleições Autárquicas 2021

Rádio Portalegre - A Sua Rádio Todos os Dias

Portalegre:Petição "Salvem a Robinson" já recolheu mais de quatro mil assinaturas

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - Os promotores da petição “Salvem a Robinson” já recolheram assinaturas suficientes para que a preservação do património arqueológico industrial possa ser debatido na Assembleia da República. Ao todo são necessárias quatro mil assinaturas, mas a petição já foi subscrita por mais de 4.200 pessoas.

 

Em declarações aos jornalistas, esta quarta feira, em conferência de imprensa, Luís Pargana, o primeiro subscritor da petição, referiu que “a grande adesão a esta causa, é demonstradora de uma enorme simpatia das pessoas para com a ideia da preservação do património de arqueologia industrial de Portalegre e do Alentejo e que é também nacional”.

Luís Pargana referiu ainda que o património da corticeira Robinson “é único e merece ser preservado e rentabilizado como recurso de desenvolvimento e de futuro”.

 “O tiro de partida” para o lançamento da petição foi dado pelo Partido Ecologista “Os Verdes” com a realização em fevereiro do ano passado daquele que foi o primeiro debate público sobre a Robinson.

A dirigente de “Os Verdes”, Manuel Cunha, referiu que o grande objetivo da petição é o de “tirar a Robinson da clandestinidade, e de a projetar a nível nacional para que houvesse a obrigatoriedade de olhar para um património classificado, com um potencial brutal e que está a ser desperdiçado”.

O património da Robinson tem dois proprietários: o equipamento fabril pertence à sociedade corticeira, enquanto o edificado e o terreno são pertença da Câmara Municipal de Portalegre.