foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Autárquicas 2021 - Esta quarta feira a partir das 12:00 Portalegre em debate na Rádio Portalegre

Saúde:Pico da gripe previsto a partir de 10 de janeiro, ULSNA aconselha pessoas a dirigirem-se primeiro aos centros de saúde

Resultado de imagem para gripe(Por Gabriel Nunes) - O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) aconselhou hoje as pessoas com sintomas de gripe a dirigirem-se aos centros de saúde das suas áreas de residência.

Com o pico da gripe previsto para os entre os dias 10 e 19 de janeiro e com as urgências dos hospitais a “rebentar pelas costuras” o administrador da ULSNA, António José Miranda, considera preferível que as pessoas vão aos centros de saúde.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, António José Miranda referiu que o atendimento é mais rápido nos centros de saúde e os cuidados são os mesmos que nas urgências hospitalares.

O administrador admitiu ainda que o cenário de entupimento das urgências dos hospitais é semelhante em todo o país.

A falta de enfermeiros e de assistentes operacionais na ULSNA é um problema que vem há longo tempo, mas foi minimizado recentemente com a admissão de 30 enfermeiros e mais de duas dezenas de assistentes operacionais.

Para António José Miranda não é o número ideal para responder às necessidades da ULSNA mas é muito importante e contribuiu para o desafogo do esforço das duas classes profissionais.

O mesmo responsável revelou que a maioria dos enfermeiros e dos assistentes operacionais vão ser integrados nos hospitais de Portalegre e de Elvas, mas outros vão reforçar as equipas de alguns centros de saúde.