foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE 09/11/1989 - 09/11/2021

32 ANOS AO SERVIÇO DA REGIÃO

OBRIGADA PELA PREFERÊNCIA

Portalegre:presidente do IPP defende "corte generalizado" nas vagas no ensino superior em todas as instituições

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Joaquim Mourato, defendeu hoje “um corte generalizado” nas vagas no ensino superior em todas as instituições, de forma a ajustar a oferta à procura.

Segundo, Joaquim Mourato, como o número de vagas é superior ao de candidatos, os estudantes “fogem” para instituições do litoral, criando muitas dificuldades aos estabelecimentos de ensino superior do interior do país no preenchimento dos lugares disponíveis.

No ano letivo de 2012/2013 o Instituto Politécnico de Portalegre preencheu 64 por cento das vagas, menos 24 por cento do que no ano letivo de 2011/2012.

O dirigente assegurou ainda que no próximo ano letivo o IPP não vai reduzir a oferta formativa de forma drástica, mas sim seguir o caminho de redução de cursos traçado há alguns anos pela instituição, de forma “a ajustar a oferta formativa às necessidades da região onde está inserido”.

O também presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), revelou também que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPP, vai abrir no próximo ano letivo, um curso de tecnologias de produção de biocombustíveis que tem como parceiro a Galp energia.

Gabriel Nunes/Carla Aguiã