foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE 09/11/1989 - 09/11/2021

32 ANOS AO SERVIÇO DA REGIÃO

OBRIGADA PELA PREFERÊNCIA

Entidade Regional de Turismo apresenta Carta Gastronómica do Alentejo

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT) apresentou, terça-feira, a Carta Gastronómica do Alentejo, um trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Alentejo Bom Gosto” pela Confraria Gastronómica do Alentejo.

A obra que reúne mais de 1100 receitas representativas dos sabores e saberes tradicionais de toda a região resulta de um profundo e extenso levantamento do receituário, história e enquadramento cultural do território.

Em declarações à Rádio Portalegre, António Ceia da Silva, presidente da ERT, destaca a contribuição da carta gastronómica para “o património cultural do Alentejo”.

Ceia da Silva sublinha ainda a influência que este trabalho poderá ter para a economia da região visto que “contribuí para o crescimento económico do sector da restauração.”

A ERT vai distribuir a Carta Gastronómica por todos os estabelecimentos dos 47 concelhos que, deste modo, podem acrescentar às ementas pratos confeccionados seguindo a tradição e ainda disponibilizá-la online para consulta por parte dos académicos e especialistas do sector.

A Carta Gastronómica do Alentejo integra o projecto “Alentejo Bom Gosto” que prevê ainda a certificação dos restaurantes da região e a criação de roteiros eno-gastronómicos. O projecto é financiado pelo Inalentejo. 

Susana Mourato/Tiago Silva