foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Portalegre: Festas da Cidade vão iluminar o céu, celebrar a cultura e a tradição e dar um pezinho de dança

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e interiores

(Por Carla Aguiã) - Fogo de artifício, exposições, homenagens, um palco móvel e apontamentos musicais, compõem o programa comemorativo da elevação de Portalegre a cidade.

As atividades tem início sexta feira e culminam domingo, 23 de maio, Dia da Cidade, com a habitual cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho com honras militares, agendada para as 10h00.

 

Neste dia vai manter-se a tradição da missa solene, às 11h00, uma hora depois é inaugurada uma escultura em homenagem à imprensa escrita, junto ao Café Alentejano.

A sessão solene, no Centro de Congressos da Câmara, está marcada para as 15h00 e será transmitida em direto nas redes sociais do município.

Após os discursos e homenagens será também assinalado o tradicional desfile das Maias, com uma pequena concentração de crianças junto à Câmara.

Durante a apresentação do programa, em conferência de imprensa esta terça feira, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, disse que tinha projetado “um conjunto enorme de espetáculos e atividades para a comemoração das festas da cidade”, mas em contexto de pandemia, a autarca quis sobretudo garantir que as normas de saúde pública são cumpridas, não deixando de assinalar a data com atividade dignas de uma capital de distrito.

Sobre o fogo de artifício, à meia noite de sábado, a autarca sublinhou que não vai ser divulgado o local, garantindo que o espetáculo, de pirotecnia com som ambiente, poderá ser visto de qualquer ponto da cidade.

Sábado será também um dia bastante preenchido com o palco móvel a percorrer as freguesias do concelho de Portalegre, uma atividade que se mantem no domingo.

Na cidade há animação de rua entre as 10h30 e as 12h00, no percurso que liga o Mercado Municipal à Praça da República.

Às 17h00, no Mercado Municipal é inaugurado o projeto “quatro corações”, que inclui uma cozinha comunitária; uma hora depois no centro de Congressos vai decorrer a apresentação dos “Percursos Regianos”.

Sexta feira, dia que marca o arranque das comemorações, será inaugurada, às 18h00 no Museu Municipal, uma exposição de pintura.

Há aulas de dança no jardim da Av. da Liberdade, a parir das 18h30 e é também lançado o Roteiro Literário da Raia com áudio guia.