foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Portalegre assinala este domingo 471 anos de elevação a Cidade

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

(Por Gabriel Nunes) - Portalegre assinala este domingo 471 anos de elevação a cidade. A data é celebrada de uma forma diferente do habitual, devido à pandemia da covid-19, mas com “toda a dignidade”.

 

Quem o diz é a presidente do município local, Adelaide Teixeira, que, no sábado, momentos antes de entrarmos no Dia da Cidade, numa mensagem dirigida à população do concelho, salientou que o objetivo é o de “elevar o nome de Portalegre de forma autêntica e mostrar o carácter de ser portalegrense”.

Depois do fogo-de-artificio que iluminou os céus de Portalegre às 00:00 deste domingo, as celebrações do Dia da Cidade, prosseguem às 10:00 de hoje com o Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, com honras militares por um pelotão de Guardas Provisórios do Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, com a participação da Sociedade Musical Euterpe e Sociedade Recreativa e Musical Alegretense.

A Missa Solene comemorativa dos 471 anos de elevação de Portalegre a Cidade está marcada para as 11:00, na Igreja de São Lourenço e às 12:00, junto ao Café Alentejano, o município homenageia a imprensa escrita de Portalegre, com uma escultura de Rogério Timóteo.

A Sessão Solene comemorativa dos 471 anos da elevação de Portalegre a Cidade, no Centro de Congressos dos Paços do Concelho de Portalegre, está marcada para as 15:00, e terá transmissão no Facebook da Câmara Municipal.

Este ano, será atribuída a Medalha de Ouro da Cidade de Portalegre ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e serão também entregues, a diversas personalidades ligadas a Portalegre, Medalhas de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Os funcionários do município serão também contemplados com Medalhas de Bons Serviços, nomeadamente de Grau Ouro e Grau Prata.

Às 17:00, também no Centro Congressos da Câmara, haverá um Apontamento das Maias, pelo Rancho Folclórico e Cultural da Boavista, seguindo-se às 17:30, a inauguração da exposição “Não voltes onde já foste Feliz?”, com desenhos de João Sequeira, na Galeria de S. Sebastião.

Ao longo de todo o dia um palco móvel vai levar animação musical às freguesias do concelho de Portalegre.