foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 31 Anos ao Serviço da Região

Fique Em Casa / Cumpra as Normas da DGS / Proteja-se Por Si e Pelos Outros

Avis: “Módulo Verão” foi apresentado no município alentejano. Graça Freitas admite que em dias de calor “a adesão à máscara não vai ser fácil”

Pode ser uma imagem de 2 pessoas

(Por Carla Aguiã) - O Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Verão 2021 foi apresentado, sexta feira em Avis, sob o lema “juntos por um verão seguro”.

 

Presente na iniciativa o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, colocou a tónica no trabalho coletivo, entre os vários parceiros, para garantir uma adequada preparação da resposta aos efeitos das temperaturas elevadas na saúde, sobretudo nos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas.

Por seu turno a Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, enumerou as “regras de ouro” para atenuar os efeitos do calor, nomeadamente a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol, especialmente nas horas mais criticas.

Graça Freitas fez ainda uma ressalva sobre uma recomendação que sofreu um revés por causa da pandemia de covid-19. Segundo a dirigente, devem ser evitados espaços climatizados, uma vez que potenciam a circulação do vírus.

A Diretora Geral da Saúde disse ainda que a máscara facial deve continuar a ser utilizada, mas reconheceu que não será fácil em dias de muito calor.

No Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Verão 2021, que vai até ao final do mês de setembro, estão envolvidos vários parceiros, entre os quais a saúde pública, as autarquias, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as forças de segurança e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).