foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE 09/11/1989 - 09/11/2021

32 ANOS AO SERVIÇO DA REGIÃO

OBRIGADA PELA PREFERÊNCIA

Marvão:autarca "feliz" por Governo ter abandonado intenção de rever mapa territorial dos concelhos

O presidente da Câmara Municipal de Marvão congratulou-se por o atual Governo ter abandonado a intenção de agregar alguns concelhos, admitindo que Marvão poderia estar no grupo dos que seriam extintos, mas alertou que o executivo de Passos Coelho “pode voltar atrás”.

Vítor Frutuoso, que falava, quinta feira, nas comemorações do Dia da Restauração do concelho de Marvão, mostrou-se ainda “feliz” pelo facto de nenhuma das freguesias do seu concelho ter sido extinta no âmbito da revisão do mapa territorial das freguesias.

O autarca social democrata referiu ainda que a crise que assola o país teve “menor impacto” na atividade da Câmara de Marvão do que em outras autarquias do país, argumentando que isso fica a dever-se ao facto do município ter conseguido gerar “estabilidade e confiança”.

Durante a presidência de Vítor Frutuoso, a Câmara Municipal de Marvão, tem obtido lugares de destaque entre os municípios do país com melhor gestão e qualidade de vida.

Para o autarca, que se mostrou “orgulhoso”, isso deve-se a “um trabalho de equipa que foi desenvolvido ao longo dos últimos anos”.

Olhando para o presente, Vítor Frutuoso, considera que “Marvão é hoje em dia um concelho mais atrativo”, afirmando que isso se deve às intervenções que o município levou a cabo em todo o território.

Sobre o futuro, o autarca, mostrou-se confiante que Marvão vai ser reconhecido com Património da Humanidade, considerando que “essa é a grande bandeira que vai contribuir para a sustentabilidade do concelho”.

Os 115 anos da Restauração do concelho de Marvão foram assinalados ontem com o lançamento do jogo pedagógico “À Descoberta de Marvão”, numa cerimónia realizada na Casa da Cultura, naquela vila histórica.

As comemorações foram complementadas com a atuação dos grupos “Vozes da Aldeia”, e Acordeões”, da Escola de Música de Marvão.

O concelho de Marvão foi anexado ao de Castelo de Vide em 1895, e restaurado em 1898.

Gabriel Nunes