foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 32 Anos ao Serviço da Região

Vila de Avis celebra 808 anos a 15 de agosto

Pode ser uma imagem de texto que diz "808 DIA DA FUNDAÇÃO ANOS DA VILA DE AVIS 15 DE AGOSTO"

Avis assinala os 808 anos de fundação da Vila (1214-2022) na próxima segunda feira, dia 15 de agosto. Em dia de celebração, o programa comemorativo abrirá, às 09:00, com o Hastear da Bandeira, no Largo do Convento.

Às 10:00, terá lugar o Lançamento do Percurso de Orientação, no Centro Histórico da Vila de Avis, “Orienta-te pelos monumentos”, numa iniciativa organizada pela Associação Desportiva e Recreativa “Amigos do Atletismo de Avis” – ADRAAA.

 

Segue-se às 16:00, o Pavilhão da E.B. 2,3 Mestre de Avis o jogo de futsal entre “Os Avisenses” e os Trabalhadores do Município de Avis.

À noite, a partir das 22:00, o emblemático Largo do Convento será palco de uma Noite de Fados. Em atuação estarão os fadistas Conceição Ribeiro e Vítor Miranda, acompanhados por Rafael Pacheco, na guitarra portuguesa, Nuno Lourenço, na viola baixo, e Rogério Ferreira, na viola de acompanhamento.

A formação da Vila de Avis começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização e às características naturais, para que ali fosse construído um castelo, um convento e se procedesse ao povoamento.

De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.