Rp36anos
Fgttjuud

IPPortalegre lidera projeto pioneiro para descarbonização de centrais termoelétricas

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre) está a liderar um projeto inovador para descarbonizar centrais termoelétricas, usando amónia (NH₃) como combustível sustentável.

O projeto, intitulado “Ammonia as a X-Power enabler for stationary power facilities deCarbonization through Direct Combustion”, visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis, como o carvão, que ainda representa 30% da energia primária mundial.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) e colaborações internacionais, incluindo o TECHNION – Israel Institute of Technology e a Universidade do Texas, sendo financiada pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia.

Durante os 39 meses de execução, terminando em junho deste ano, estão a ser desenvolvidos modelos experimentais e numéricos para validar a combustão da amónia combinada com biomassa e carvão.

A amónia pode ser usada para reduzir até 20% das emissões de gases de efeito estufa sem necessidade de grandes adaptações às infraestruturas existentes. Além disso, pode melhorar a eficiência de centrais a biomassa e evitar sobreexploração de recursos naturais.

Este projeto alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo energia limpa e acessível, contribuindo para a ação climática global.