
O Crato perdeu esta quarta-feira uma das suas figuras mais emblemáticas: António José Leitão, presidente da Câmara entre 1982 e 1993 e eleito pelo Partido Socialista, faleceu aos 79 anos, vítima de doença, num hospital em Lisboa.
António José Leitão foi o primeiro presidente da Assembleia Municipal do Crato após o 25 de Abril, tendo posteriormente desempenhado funções como vereador e presidente da autarquia por três mandatos consecutivos. Durante uma década, foi também Adjunto do Governador Civil de Portalegre.
Reconhecido por ser o impulsionador da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, criada há 39 anos, António José Leitão deixa um legado cultural e político difícil de igualar.
O atual presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, reagiu com pesar à notícia, afirmando tratar-se de uma “enorme perda para a democracia”.
Joaquim Diogo destacou ainda que António José Leitão foi “o presidente da Câmara do Crato mais marcante no pós 25 de Abril”, sublinhando a importância histórica e cívica da sua ação autárquica.
