Chega

Legislativas 2024: PS ganha no distrito de Portalegre mas o Chega é o grande vencedor

O Chega foi o grande vencedor das eleições legislativas de 10 de março no distrito de Portalegre. O partido liderado por André Ventura elegeu um dos dois deputados atribuídos ao circulo eleitoral de Portalegre e mais do que duplicou os votos obtidos nas legislativas de 2022.

Em declarações à Rádio Portalegre, o cabeça de lista do Chega pelo círculo eleitoral de Portalegre, Henrique Freitas, garantiu que vai dar “uma nova voz” ao Alto Alentejo, e que o facto de não ser oriundo da região não o impede de trabalhar em prol do seu desenvolvimento, argumentando que possui “um grande experiência politica e autárquica”.

O PS apesar de ter sido o partido mais votado no distrito de Portalegre perdeu mais de quatro mil votos face às legislativas de 2022, e além disso perdeu um dos dois deputados que tinha eleito nas últimas eleições para a Assembleia da República.

Numa declaração aos jornalistas o cabeça de lista dos socialistas pelo círculo de Portalegre, Ricardo Pinheiro, falou numa “vitória enorme, mas incompleta” do PS.

A Aliança Democrática (AD), que apostou no presidente da Câmara de Fronteira para cabeça de lista nestas legislativas, teve mais cerca de 1.800 votos do que em 2022, mas não foram suficientes para eleger Rogério Silva deputado para a Assembleia da República, além de terem caído para terceira força politica mais votada, tendo sido ultrapassada pelo Chega.

Ouvido pela Rádio Portalegre, Rogério Silva, manifestou-se “insatisfeito” com os resultados, afirmando que apesar de terem subido em termos percentuais falharam a eleição de um deputado por Portalegre.

O PS venceu em catorze dos quinze concelhos do distrito de Portalegre, com exceção para Elvas onde o Chega foi a força politica mais votada.

Os socialistas obtiveram um total de 20.658 votos, contra os 14.915 do Chega, a segunda força politica mais votada, seguindo-se a AD com 14.132 votos.

A quarta candidatura com mais votos no Alto Alentejo foi a CDU com 3.604, fechando o top cinco o Bloco de Esquerda com 1.984 votos.

A abstenção no distrito de Portalegre foi de 35,85%, muito abaixo dos 43,28% registados nas legislativas de 2022.

PUBLICIDADE