
Catorze forças partidárias apresentaram candidaturas às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio no distrito de Portalegre, o círculo eleitoral que elege apenas dois deputados desde 2005.
Nas últimas eleições legislativas dos dois mandatos atribuídos a Portalegre o PS elegeu um e o Chega o outro.
O Partido Socialista (PS), que foi o mais votado em 2024, aposta em Luís Moreira Testa como cabeça de lista, substituindo Ricardo Pinheiro, que agora ocupa o segundo lugar. O Chega, por sua vez, escolheu João Lopes Aleixo, em vez do deputado Henrique Freitas.
A Aliança Democrática (AD), composta por PSD/CDS-PP, tenta recuperar o deputado perdido nas últimas eleições, com Manuel Castro Almeida, atual ministro Adjunto e da Coesão Territorial, liderando a lista.
A CDU apresenta Helena Neves, coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano, enquanto a Iniciativa Liberal aposta em Francisco Biscaya Cardoso. O Bloco de Esquerda, o Livre e o PAN têm como cabeças de lista José Carita Monteiro, João Ramos e Telma Espírito Santo, respetivamente.
Outros partidos também estão na corrida: o RIR com Emanuel Martins, o Ergue-te com Madalena de Utra Thomas, o PPM com Hugo Lopes, o Volt Portugal com Ana Rita Vide, a Alternativa Democrática Nacional (ADN) com Augusto Vieira e o PCTP/MRPP com António Corricas.
Em 2024, o distrito de Portalegre contava com 92.611 eleitores inscritos, um número que pode influenciar os resultados desta eleição.