A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta terça feira, que entre 20 de setembro e 22 de dezembro, foram vacinadas, contra a gripe, mais de 285 mil pessoas com 85 ou mais anos de idade, a maior adesão registada desde o outono de 2022, correspondendo a uma cobertura de 83,58%.
Simultaneamente, mais de 220 mil pessoas nesta faixa etária foram vacinadas contra a COVID-19.
A DGS assinala que este é o grupo mais vulnerável a complicações graves que podem resultar das infeções respiratórias no outono-inverno, tratando-se de um marco positivo na prevenção de hospitalizações e óbitos no âmbito da Resposta Sazonal em Saúde, tendo beneficiado, pela primeira vez, do alargamento da gratuitidade da vacinação contra a Gripe de dose elevada.
Com o arranque do inverno, o período de maior circulação de vírus respiratórios, a DGS apela a todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar.
Desde o dia 20 de setembro que decorre a Campanha de Vacinação Sazonal do outono-inverno 2024/2025 contra a COVID-19 e contra a Gripe, em mais de 3500 pontos de vacinação em todo o país, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte.