Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Dscn8803

Mais de 7 mil sobreiros serão plantados em Marvão como compensação por abate em Condeixa-a-Nova

A empresa Anadia Green, do grupo Amarenco, comprometeu-se a plantar 7396 sobreiros na propriedade Malhada do Vale, no concelho de Marvão, para compensar o abate de 1070 exemplares em Condeixa-a-Nova, onde pretende construir três parques solares.

Este replantio ocorrerá numa área até 18,49 hectares, inserida no Parque Natural de São Mamede, contribuindo para a preservação ambiental e a biodiversidade local.

Os sobreiros a abater (970 jovens e 100 adultos) ocupam uma área de 12,31 hectares na Quinta do Vale, em Condeixa-a-Nova.

O abate foi autorizado pelo Governo de Luís Montenegro, no final de fevereiro, devido à “imprescindível utilidade pública” do projeto fotovoltaico, que visa a produção de energia renovável, promovendo a descarbonização e a segurança energética de Portugal.

O Executivo justificou o corte pelo impacto socioeconômico do empreendimento, que inclui um investimento de 18,5 milhões de euros e criação de empregos.

Além disso, a área de compensação em Marvão substituirá o atual pinhal por um povoamento puro de sobreiros e castanheiros, promovendo a sustentabilidade florestal.

De acordo com um Despacho, publicado segunda feira, em Diário da República, o projeto, acompanhado pelo ICNF, garantirá o cumprimento do plano de gestão aprovado, reforçando o compromisso com a recuperação ambiental na região.